0

Saiba mais sobre a UNE: o QG dos Estudantes

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 16.10.09
Do R7

A UNE (União Nacional dos Estudantes) foi criada em 11 de agosto de 1937 com a missão de representar os estudantes universitários nos diferentes debates políticos, sociais e culturais. A entidade participou dos principais acontecimentos políticos do País: lutou pelo fim da ditadura do Estado Novo, contra os anos de chumbo do regime militar, a favor das Diretas Já e pediu o impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB-AL).

Em1947, os estudantes organizados participaram da campanha "O Petróleo é nosso", que resultou na criação da Petrobras.

Já na ditadura militar, a sede da entidade, na praia do Flamengo, no Rio, foi invadida e incendiada. Os estudantes passaram a ser perseguidos e torturados e a UNE passou a atuar na ilegalidade, como todas as entidades estudantis. No entanto, seus membros continuaram participando de protestos, como a famosa passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro.

Passados os anos de chumbo, os estudantes foram às ruas com as "caras-pintadas" para pedir a saída de Collor. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, posicionaram-se contra as privatizações.

Em 2002, apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após um plebiscito entre os universitários. As reuniões dos estudantes são feitas em congressos anuais. No último evento, em julho, a UNE reuniu 10 mil estudantes de todo o país. As verbas para financiar suas atividades vêm de patrocínios- de empresas ou governo.

No entanto, a UNE nega que defenda um partido ou uma ideologia. O PCdoB domina há décadas a entidade e elegeu a maioria dos presidentes desde a reconstrução da UNE, em 1979.

A UNE protestou em 2009 contra a CPI da Petrobras, que investiga no Senado supostas irregularidades na estatal. No congresso dos estudantes, em Brasília, a entidade recebeu Lula, o único presidente a participar do evento desde a sua fundação.

Hoje em dia, a UNE divide opiniões sobre a sua representatividade. Para muitos, a entidade não é mais a principal aliada dos estudantes. O atual presidente, Augusto Chagas, nega e defende que a UNE tem "muita força e presítigio" entre os estudantes.

Os presidentes da UNE são eleitos durante os congressos nacionais da entidade a cada dois anos. As eleições são indiretas- ou seja, cada universidade elege seu representante (delegados) para votar pelo novo líder da UNE.


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Roberto Madeira Jr All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.