0

FEC será reconstruída

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 24.7.09



Era uma vez... Assim pode ser contada a história da Federação dos Estudantes de Campos (FEC). A entidade estudantil é a mais antiga do Brasil, fundada em 1933, e já foi palco de diversas lutas. Porém, durante os últimos anos, a FEC permaneceu sem gestão e foi alvo de polêmicas que afastaram os estudantes da sua representante.
Mas esse quadro está com os dias contados para terminar. Estudantes de várias escolas se organizam para reconstruir a entidade. O movimento convocou o Conselho Municipal de Entidades de Base (COMEB) para a próxima terça-feira (dia 28) às 14 horas no auditório do IF-Fluminense.
Com o tema "Fazer o movimento, reconstruir a FEC!", o COMEB contará com a participação de vários grêmios estudantis. Na pauta de discussão está a convocação do próximo Congresso da FEC, onde será eleita uma nova diretoria para a entidade.
De acordo com Hugo Pereira, presidente do Grêmio do Liceu de Humanidades de Campos, todos os grêmios estudantis e os estudantes estão convidados para participar do Conselho. Segundo ele, a idéia é fazer um COMEB democrático, onde todos possam dar sua opinião e colaborar com a reconstrução da entidade."
O COMEB é a instância que convoca o Congresso e onde as decisões são tomadas. Estamos na imprensa, para convidar todos os estudantes à participarem", disse Hugo, que participará do Conselho juntamente com grêmios de escolas importantes, como o IFF, o ISEPAM e outros.,
Para o estudante Maycon Prado, do C.E. Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, reconstruir a FEC é reconstruir a história do movimento estudantil de Campos. Para ele, a próxima gestão da FEC terá a missão de apagar a mancha que a entidade obteve nos últimos anos.
"Nós precisamos de uma entidade para representar os estudantes e olhar para a questão do passe-livre e da meia-entrada, por exemplo. A FEC formou muitas lideranças e tem uma história muito bonita", afirmou Maycon, ressaltando que defende uma entidade democrática e independente.
O Conselho Municipal de Entidades de Base da FEC tem entrada franca e é aberto a todos que queiram participar. Maiores informações podem ser obtidas pelo email comebdafec@gmail.com.
Postado por Fabiano Seixas em 23.7.09

0

Quer abrir um negócio próprio? Confira se você está preparado

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 21.7.09
Por: Luana Cristina de Lima Magalhães20/07/09 - 13h34InfoMoney

SÃO PAULO - O sonho de ter um próprio negócio faz parte dos planos de muitos profissionais. Entrentanto, por nunca ter administrado uma empresa antes, este objetivo pode causar bastante dor de cabeça se não for bem planejado. Será que você está preparado para abrir um negócio próprio?

De acordo com Luiz Alberto Ferla, administrador de empresas, CEO (diretor executivo) das empresas Talk Interactive e Knowtec e coautor do livro "Viagem ao Mundo do Empreendedorismo", o primeiro passo para quem deseja ser empreendedor é desenvolver um plano de negócio.

"Trata-se de um documento no qual são colocadas as principais características do futuro negócio. Com isso, é possível avaliar se ele será lucrativo ou não. É uma importante ferramenta na prevenção de surpresas desagradáveis depois que o negócio já estiver funcionando, como a dificuldade de encontrar fornecedores, investir em novos produtos ou ainda descobrir se o investimento de capital foi ou não suficiente".

Análise
Com um plano de negócio estruturado, Ferla destaca que o profissional precisa avaliar alguns aspectos antes de abrir um negócio próprio. O primeiro deles é o conhecimento do mercado no qual irá atuar. "Ter familiaridade com a área de atuação é importante para o êxito do negócio. Geralmente, quando se conhece o assunto, fica mais fácil negociar com fornecedores, saber o que diferencia um produto do outro, por exemplo. É preciso saber o terreno onde se pisa".

Depois, o administrador ressalta que é necessário fazer uma pesquisa de mercado, para checar se este negócio terá clientes e concorrentes. "Saber quem serão seus futuros clientes é extremamente importante. Se você deseja deseja abrir uma mercearia no bairro onde mora, vale fazer uma consulta prévia com alguns moradores para estar seguro de que um comércio deste gênero é bem vindo na região. Outra dica é procurar ajuda especializada".

Além disso, o profissional deve ter consciência de que seu negócio pode demorar a apresentar lucro. "É preciso estar ciente de que os ganhos só poderão ser medidos após seis meses, ou mais, a partir da abertura do negócio. Por isso, é fundamental ter capital de giro e, de preferência, também um fundo de reserva para alguma emergência".

Outro aspecto importante para se pensar diz respeito aos riscos do negócio. "Todo negócio tem um período de amadurecimento. Ao longo desse tempo, podem ocorrer altos e baixos, que fogem ao controle ou planejamento inicial do empresário, como uma crise na economia. Por isso, o empreendedor tem de estar certo de que, se perder o dinheiro investido no negócio, não terá sua vida financeira destruída", lembra Ferla.

Por ser difícil trabalhar sozinho, o empreendedor precisará da ajuda de outros profissionais. Logo, ele deve pensar se será preciso contratar pessoas. "É importante checar se há profissionais qualificados no mercado para a sua área de atuação, informar-se de como contratá-los e verificar se será mais vantajoso terceirizar o serviço, sempre analisando os custos que isto acarretará para a empresa".

Tempo
O tempo de dedicação para que o negócio seja bem-sucedido também deve ser calculado pelo profissional."

É importante estar ciente de que, a partir do momento em que se decide abrir um negócio, envolver-se oito horas por dia, durante cinco dias por semana, certamente, não será o suficiente. Não basta ter boas ideias, boa localização, produtos de qualidade, mão-de-obra qualificada, se não investir na boa administração e, para isso, é preciso ter tempo. Portanto, deve-se analisar se o tempo de dedicação será total ou parcial e, se preciso for, transferir essa responsabilidade para uma pessoa capaz e de confiança".

Dinheiro e satisfação
Checando todos esses aspectos, para transformar uma ideia de negócio em realidade, o profissional precisa verificar quais são as suas condições financeiras para abrir um negócio próprio. "É de suma importância avaliar o valor do investimento inicial para abertura de um negócio. E o plano de negócio facilita esse cálculo. O melhor é inciar sem dívidas. Quando isso não for possível, é preciso planejar para que o pagamento do empréstimo não ultrapasse os lucros esperados pela empresa".

Por último, na opinião de Ferla, o profissional tem de verificar se este trabalho proporcionará felicidade. "Gostar da área em que vai atuar é importante para criar um ambiente favorável ao sucesso do negócio. Trabalhar com prazer e dedicação vai tornar o dia-a-dia do empresário mais agradável e, consequentemente, mais produtivo".

0

Com planejamento, é possível chegar até o fim do mês com dinheiro no bolso

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 21.7.09

InfoMoney
30 junho 2008
SÃO PAULO - Chegar ao fim do mês ainda com dinheiro parece impossível para você? Se este é o seu caso, é preciso rever seu orçamento e planejar seus gastos e ganhos de maneira mais rígida, para que você não seja engolido pelas dívidas.
Pesquisas apontam que os brasileiros têm bastante dificuldade em planejar seus gastos de acordo com os seus rendimentos. Como o salário geralmente não é suficiente para cobrir as despesas, o apelo a financiamentos e linhas de crédito, como o cheque especial e o cartão de crédito, é comum.

Como mudar de vida
O primeiro passo para sair do vermelho é organizar suas finanças. Registre, com o máximo de detalhamento possível, todas as fontes de renda e todas as despesas do mês. Não se esqueça dos pequenos gastos que, juntos, podem acabar com seu orçamento.
Classifique as dívidas em fixas (condomínio, mensalidade escolar, plano de saúde etc), semifixas (supermercado, contas de luz, água e telefone, entre outras) e variáveis (roupas, calçados, restaurante, viagens, cinema, tarifa bancária etc).
Os principais benefícios de um planejamento é que ele ajuda a evitar novas dívidas e a estruturar o orçamento para compras futuras. Sempre deve haver pelo menos 10% da receita líquida sobrando para imprevistos e emergências.

Poupe mais e gaste menos!
Atualmente, as ofertas de produtos e de crédito estão cada vez mais atraentes. No entanto, não se deixe levar pelas parcelas pequenas, que parecem nem pesar no orçamento. As taxas de juros relativamente baixas também costumam enganar bastante. Considere sempre o total dos gastos e não o valor das parcelas.

Para não se endividar, é preciso mudar alguns hábitos o mais depressa possível:
*Não considere o limite do cheque especial como parte de sua renda, pois os juros cobrados são exorbitantes.
*Não ande com seus cartões de crédito na carteira, para evitar compras por impulso. O crédito rotativo do cartão deve ser evitado, por conta de seus juros altíssimos.
*Evite comer fora de casa ou gastar muito com roupas e produtos supérfluos.
*Vá ao supermercado sem fome e leve uma lista. Observe atentamente as ofertas e não se deixe seduzir por elas.
*No caso de existirem muitas dívidas, é preciso cortar gastos de qualquer maneira.

0

Sua contas: expressões que podem acabar com o seu planejamento

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 21.7.09


InfoMoney
30 junho 2008
SÃO PAULO - "Eu mereço", "É só hoje", "Na segunda-feira eu começo". Quem, no dia-a-dia, nunca usou uma expressão dessas, seja para indicar o início de uma dieta, seja para justificar o bolo de chocolate da sobremesa ou até o exagero no happy hour da empresa?
Pois saiba que, além de utilizadas em situações corriqueiras, estas expressões podem invadir seu planejamento financeiro e, por conseqüência, acabar com o seu orçamento.
De acordo com a psicanalista, consultora em psico-economia e representante no Brasil da IAREP (Internacional Association for Research in Economic Psychology), Vera Rita de Mello Ferreira, a intolerância à frustração leva a pessoa a criar certas situações ou desculpas, mesmo que inconscientemente, para evitar a sensação de perda ou de fracasso.
Escolha intertemporal
Segundo a psicanalista, na vida é impossível ser inteiramente racional e, quando o assunto é dinheiro, não seria diferente.
Na chamada escolha intertemporal, a pessoa encontra o seguinte conflito: "faço alguma coisa que está me dando prazer agora, mas pela qual terei que pagar um preço depois, ou abro mão do prazer imediato?".
A situação está presente em diversas tomadas de decisões do nosso dia-a-dia e as expressões citadas acima podem exemplificar algumas delas:
*Eu mereço: Depois de um dia difícil no trabalho, vai passear no shopping e, mesmo com o orçamento apertado, resolve "se dar um presente", afinal, "você merece um agrado depois do dia pesado que teve".Cuidado! A idéia não é fazer com que jamais compre nada, mas pense: se a situação já está difícil hoje, imagine quando chegar a conta do cartão de crédito?
*Só hoje: As contas do mês estão fechadas e qualquer deslize pode levar seu planejamento por água abaixo. No entanto, hoje é aniversário de sua esposa e você vai levá-la ao restaurante mais badalado - e caro - da cidade, afinal, "é só hoje". Mas e amanhã, como vai arcar com essa despesa extra? Pense bem se esse prazer imediato realmente vale a pena ou se, na hora de pagar a conta, o jantar dos sonhos não se transformará em um pesadelo.
*Segunda-feira eu começo: Essa é típica dos adeptos das dietas e academias: o pontapé inicial fica sempre para a próxima segunda-feira que, por incrível que pareça, nunca chega!Com as decisões financeiras é mais ou menos a mesma coisa. Começar a poupar, decidir investir ou, simplesmente, parar de gastar, tudo fica para amanhã, depois, o mês que vem, a segunda-feira... É claro que existe o famoso ditado popular que diz "Antes tarde do que nunca", mas, quando o assunto é dinheiro, por que não seguir um outro dito, não menos famoso, "Por que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje?"
Aprenda com os erros
Se você se viu em uma ou em todas as situações citadas acima, não se preocupe. De acordo com Vera Rita, no livro "Decisões Econômicas - Você já parou para pensar?", só aprendemos com nossas experiências quando elas ganham um sentido emocional, o famoso "cair a ficha".
"Então, vale a pena observar como funcionamos e aprender com os equívocos que tão freqüentemente parecem inevitáveis, para tentar reduzir nosso estresse físico e psíquico, e nosso gastos monetários também", indica a psicanalista.

0

Novo presidente da UNE quer regulamentar meia-entrada, mas sem limite de vendas

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 21.7.09
Segundo ele, eventos cobram meia-entrada de quem leva alimentos, e para evitar abusos, é preciso definir quem tem direito.

20 julho 2009
SÃO PAULO - A regulamentação do benefício da meia-entrada está entre as prioridades do novo presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Augusto Chagas, eleito no último domingo (20) para dois anos de gestão.
Porém, Chagas se diz contra o projeto de lei, já aprovado pelo Senado, que cria um limite de 40% da bilheteria para a meia-entrada. Para ele, é necessário estabelecer um marco regulatório que crie mecanismos para saber quem tem direito ao benefício.
"Fazem um grande show e dizem que, se levar um quilo de alimento, paga meia-entrada. Então, a meia-entrada vira inteira", considera.
Outras prioridades
Além da meia-entrada, Chagas afirmou que a reforma universitária e a reconstrução da sede da UNE, no Rio de Janeiro, também estão entre as suas prioridades, de acordo com a Agência Brasil.
Sobre a aprovação no Congresso da reforma universitária, Chagas destacou a proibição de capital estrangeiro no sistema educacional brasileiro, além de maior autonomia aos alunos de faculdades particulares. "Os alunos das instituições privadas não têm voz nem direito a voto para a escolha de seus representantes internos", disse.
Já sobre a reconstrução da sede, o novo presidente lembrou da recuperação do terreno onde ficava a primeira sede, destruída durante a ditadura militar. O projeto do prédio que será erguido já está pronto e foi doado por Oscar Niemeyer. A obra está orçada em R$ 30 milhões.
Sobre o patrocínio público a entidades estudantis, Chagas considerou que isso não influencia na pauta de reivindicações. "Os movimentos estudantis sempre construíram suas pautas independentemente do patrocínio. Eu acho dever do Pode Público patrocinar as atividades estudantis", afirmou.
Augusto Chagas foi eleito pela chapa Avançar nas Mudanças, com 71,84% dos 2.809 votos dos delegados estudantis de todo o país. Ele é o décimo presidente consecutivo ligado ao PCdoB, e também teve o apoio de representantes do PT, PMDB, PTB e PSB nas universidades. Chagas tem 27 anos e cursa sistema de informações na USP.

0

Para especialista, previdência privada é forma segura de garantir o futuro

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 18.7.09
Por: Equipe InfoMoney17/09/08 - 17h26InfoMoney
SÃO PAULO - Previdência privada é assunto longe de ser uma unanimidade. Dentre os principais motivos para a divergência de opiniões, estão a insegurança do consumidor com relação a esse produto, além do dilema - "investir por conta própria, em renda fixa ou variável, ou contratar um plano de previdência privada"? Segundo o economista e especialista em previdência, para ambas as questões, a previdência privada se mostra mais vantajosa - e também segura - para o consumidor.Fiscalização cerradaUma das principais barreiras que afasta o consumidor dos planos de previdência privada diz respeito à insegurança relacionada a uma possível falência da empresa que administra o plano. Entretanto, segundo Pedreira, o consumidor desse tipo de plano está bem protegido pela rigidez das regras que administram o setor no Brasil.Inicialmente, o economista explica que, a partir de 2001, com a Lei Complementar 109, a Previdência Privada passou a contar com grande segurança jurídica, através de regras menos flexíveis para as empresas que comercializam esses planos de previdência."A Susep (Superintendência de Seguros Privados), o órgão do Governo responsável pela fiscalização e normatização deste mercado, avançou muito em relação à proteção dos participantes de planos de previdência, por meio de um acompanhamento permanente destas empresas", explica Pedreira.Ele lembra, ainda, que a lei também possibilitou a portabilidade dos planos de previdência privada, ou seja, a permissão ao consumidor para trocar de empresa que administra seu plano. Com isso, explica Pedreira, "caso você perceba algo de errado em tempo, pode levar seu plano de previdência para que outra empresa possa administrá-lo".Baixo riscoQuanto à quebra da empresa administradora do plano, o economista argumenta que todas as empresas têm a possibilidade de ir à falência. A diferença entre elas é a probabilidade que isso aconteça. Segundo Pedreira, dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que as microempresas são as que apresentam maior probabilidade de quebra."Já em grandes empresas, esse risco é menor, e nas Entidades de Previdência, a possibilidade da quebra (juridicamente chamada de liquidação extrajudicial) é ainda menor", declara.Para o especialista em previdência, não se pode abdicar de um planejamento para o futuro com o argumento de que as entidades administradoras dos planos podem quebrar. "O maior e real risco será você estar 'quebrado' se depender somente da previdência social em sua aposentadoria", alerta.Investir sozinho...Essa não é considerada, por Pedreira, a melhor forma de planejar o futuro se a pessoa não for disciplinada o suficiente para isso. No caso de investimentos em renda fixa, ou ações, não há o "compromisso mensal de um boleto para pagamento, ou o débito em conta corrente", o que ocorre no caso de um plano de previdência privada.Além disso, há a questão tributária. "Se o consumidor aplicar seu dinheiro em um fundo de investimento de longo prazo, a carga tributária incidente será cerca de 15%. No caso de um plano de previdência com um prazo superior a 10 anos, há a possibilidade de se pagar algo em torno de 10% de tributos", conclui.

0

Campos discute segurança em conferência nacional

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 17.7.09
Delegação de Campos na etapa estadual da Conseg

Uma delegação de Campos está participando da eletiva estadual da Conferência Nacional de Segurança Pública. O evento prossegue até esta sexta-feira (17), no Clube Monte Líbano, no Rio. "Queremos uma participação efetiva do município na elaboração dos princípios e diretrizes para uma política nacional de segurança", afirmou o coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcenir Pascouto.
Campos está participando do Eixo 5, abordando o tema "Prevenção do crime e das violências e construção de uma cultura de paz". Nesta quinta-feira (16) sairão sete princípios e 21 diretrizes para serem apresentadas na Conferência Nacional de Segurança, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília.
Além do coordenador de Segurança e Ordem Pública e do comandante da Guarda Cil Municipal, major Francisco Melo, também integram a delegação de Campos, os guardas municipais Daniele Henriques Corrêa, que vai passar por um processo seletivo para representar os trabalhadores em Brasília, e o gestor do Telecentro - Curso de Ensino à Distância, Erialdo Alves Manhães.
A assessora de Política da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Jéssica Carvalho acompanha dois jovens eleitos na Conferência Livre de Juventude e Segurança Pública, realizada no dia 30 de junho: Hugo Linhares, de 15 anos, e Rodrigo Maciel, de 17, que se candidatou para ir à Conferência Nacional, em Brasília.
Os jovens reivindicam que Polícia Militar faça campanhas educativas nas escolas e que o governo federal assuma a construção de políticas públicas para a juventude, como qualificação profissional e geração de trabalho e renda. Outro integrante da delegação de Campos na eletiva estadual daConferência Nacional de Segurança Pública é o diretor de Políticas Públicas da União da Juventude Socialista, Marcos Tavares.
Segundo a representante da Juventude da FMIJ, Jéssica Carvalho, a juventude é o segmento mais atingido pela violência. "Uma pesquisa divulgada hoje, na conferência, revela que a cada 100 mil assassinatos registrados no Estado do Rio, 48% são jovens de 15 a 29 anos. O Brasil é o quinto país do mundo em número de jovens assassinados. "Com esta conferência, a gente espera contribuir com a criação de políticas públicas para reverter este quadro", declarou.

0

iPhone ou HiPhone? Cuidado ao comprar!

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 11.7.09
Já chegaram ao Brasil algums iPhone fakes, que tentam imitar o legítimo telefone celular da Apple. O fato preocupante é que estes falsos iPhones, que usam o nome HiPhone, tem diversas características que funcionam de forma muito parecida com o produto legítimo e que, portanto, podem facilmente enganar os incautos que pensarão estar comprando um autêntico iPhone. Até a caixa é muito parecida com o legítimo iPhone!


Conforme a primeira foto acima, na parte traseira do falso iPhone não existe o logotipo da empresa Apple em forma de uma maçã e está bem claro o nome HiPhone. Mas há notícias que vendedores pouco escrupulosos removem a tampa traseira original e colocam em seu lugar uma outra, com um falso logotipo da Apple. Também, de modo impressionante, ao se ligar o aparelho aparece na tela o logotipo da maçã, idêntico ao da Apple!Os vídeos abaixo mostram que, sendo possível uma comparação direta, o HiPhone tem a tela menos brilhante que o iPhone legítimo. A tela é sensível ao toque nos dois aparelhos, mas no caso do iPhone legítimo a sensibilidade é bem maior; no HiPhone freqüentemente a tela não responde imediatamente a toques rápidos.

Outras diferenças são:
O HiPhone é um telefone celular GSM que aceita dois cartões SIM. Isso não ocorre no iPhone da Apple, onde é possícel instalar um único cartão SIM.
O HiPhone não tem um browser para acessar a Internet via WiFi. Aparentemente ele nem tem WiFi.
O HiPhone grava vídeos com a câmera embutida. O iPhone da Apple não faz isso.

0

Principais golpes de Estado perpetrados no mundo ao longo dos últimos dez anos:

Posted by Roberto Fernandes Madeira Júnior on 8.7.09
Fala sério você achava mesmo que golpe de Estado era coisa que acontecia somente em Onduras?? Essa listinha é só dos últimos dez anos!! Só porque não quero ficar aqui escrevendo o dia todo!!
Deixa te contar um segredo existe muito mais do que isso, e não é previlégio da modernidade sempre houve e não há menor previsão de se acabar essa infinita luta pelo Poder a todo custo!!

1999.

- 9 de abril.- NÍGER.- Militares rebeldes assassinam o presidente do Níger, Ibrahim Mainasara, em um golpe de Estado.

- 29 de abril.- ILHAS COMORES. Exército toma o poder em um golpe de Estado sangrento nesse arquipélago do Oceano Índico, após crise suscitada pela secessão da ilha de Anjuan. O chefe do Estado-Maior anula a Constituição e dissolve instituições.

- 7 de maio.- GUINÉ-BISSAU. Exército derruba o presidente do país, João Bernardo Vieira, que se encontrava refugiado na Embaixada de Portugal.

- 12 de outubro.- PAQUISTÃO.- Chefe do Estado-Maior do Exército paquistanês, Pervez Musharraf, derruba o Governo de Nawaz Sharif.

2000.

- 21 de janeiro.- EQUADOR. Golpe cívico-militar, liderado por indígenas e oficiais - entre eles o coronel Lúcio Gutiérrez - depõe o presidente Jamil Mahuad.

- 5 de junho.- ILHAS SALOMÃO.- Milícia rebelde "Malaita Eagle Force" toma capital Honiara e força a renúncia do primeiro-ministro Batholemew Ulufa'alu. No dia 30 do mesmo mês, a Assembleia Nacional elege novo primeiro-ministro.

2002.

- 12 a 14 de abril.- VENEZUELA.- Presidente Hugo Chávez é afastado do poder por 48 horas, após um fracassado golpe cívico-militar. A reação dos "chavistas" na rua contribuiu para derrubar o Governo de transição do empresário Pedro Carmona.

2003.

- 16 de março.- REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA. General François Bozizé se proclama presidente depois de os rebeldes que liderava terem tomado no dia anterior a capital do país, Bangui, à revelia do então presidente Ange-Félix Patassé.

- 14 de setembro.- GUINÉ-BISSAU.- Golpe militar destitui o presidente Kumba Ialá, acusado de arbitrariedades. Henrique Rosa é nomeado presidente interino.

2005.

- 1º de fevereiro.- NEPAL.- Rei Gyanendra dissolve o Parlamento pela segunda vez desde 2002, declara estado de emergência e assume todos os poderes sob pretexto de lutar contra rebeldes maoístas. Em abril de 2006, protestos populares o forçaram a restaurar o Parlamento.

- 3 de agosto.- MAURITÂNIA.- Presidente Maaouya Ould Sid'Ahmed Taya é deposto enquanto se encontrava no exterior.

2006.

- 19 de setembro.- TAILÂNDIA.- Golpe militar depõe o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, enquanto este se encontrava no exterior, participando da Assembleia Geral da ONU.

- 5 de dezembro.- FIJI.- Comandante das Forças Armadas de Fiji, Frank Bainimarama, toma o poder, destituindo o Governo do primeiro-ministro Laisenia Qarase.

2008.

- 6 de agosto.- MAURITÂNIA. Militares tomam o poder e detêm o presidente Sidi Mohammed Ould Cheikh Abdallahi e o primeiro-ministro Yahya Ould Ahmed El Waghef, depois de o Governo anunciar a destituição do Estado-Maior do Exército. No dia 14 do mesmo mês, a Junta Militar nomeia Moulay Ould Mohammed Laghdaf como premiê.

2009.

- 17 de março.- MADAGASCAR. Líder opositor Andry Rajoelina, apoiado por um setor golpista do Exército, se autoproclama presidente da "Autoridade Suprema da Transição" em Madagascar.

Copyright © 2009 Roberto Madeira Jr All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.